Como Elon Musk teve sucesso com as Soft Skills?

elon musk da tesla

É fácil acreditar que a era das grandes invenções já passou. Inovações modernas parecem estar limitadas a melhorias incrementais sobre tecnologia, cuja base não foi verdadeiramente revolucionária por provavelmente 20 a 30 anos.

Elon Musk passou sua vida mudando essa imagem, como fundador da SpaceX, e co-fundador da Paypal, Tesla Motors e Zip2.  A contribuição de Elon Musk para o mundo da tecnologia vai além do desenvolvimento de aplicativos. Impulsionado por desejos humanitários, não está apenas redefinindo a inovação, mas sim revivendo-a.

 

Suas Soft Skills:

 

Pensamento crítico

A disposição de Musk em ver objetos e tecnologias comuns como dignos de crítica permitiu-lhe inovar em áreas que poucos imaginaram: como o carro que você dirige, por exemplo.

Embora os carros elétricos existam desde 1970, o trabalho pioneiro de Musk mudou os veículos minúsculos com autonomia limitada, para os elegantes e futuristas da Tesla Motors, carros esportivos que fazem 200-300 milhas com uma única carga.

E a rede elétrica de sua casa? Tesla também é responsável pelo Power Wall de 2014, uma bateria grande que pode armazenar e fornecer energia para sua casa com mais eficiência durante o pico de tempos de uso de energia. Provavelmente não é uma grande surpresa que a parede de energia também funcione perfeitamente com tecnologia solar. A eficiência de energia DC de 92% do Power Wall é apenas mais um sintoma do tipo de inovação que impulsiona Musk e Tesla.

Mesmo nosso planeta natal não está a salvo da autocrítica de Musk. Sua empresa SpaceX lista, em seu site, seu objetivo:

“A SpaceX projeta, fabrica e lança foguetes e espaçonaves avançados. A

empresa foi fundada em 2002 para revolucionar a tecnologia espacial, com o objetivo final de permitir que as pessoas vivam em outros planetas. ”

Musk sabe que no cerne da inovação está a disposição de questionar a maneira como as coisas sempre foram feitas e pergunta se há uma maneira melhor, mais inteligente e  mutuamente benéfica de realizar essas tarefas. Em suas próprias palavras:

“Pense constantemente em como você poderia estar fazendo as coisas melhor e continue se questionando.”

 

Definição de Metas

Elon Musk demonstra perfeitamente a importante habilidade de definir objetivos na missão de cada empreendimento que lidera. Se você fosse entrevistar 5.000 CEOs sobre suas metas para os negócios, 4.998 diriam que era aumentar o lucro. Elon Musk, que disse em uma carta trimestral aos investidores que “lucros não são nosso objetivo principal”.

Para muitas empresas, essa mensagem pode ser desagradável, mas para Elon Musk significa objetivos mais elevados. Seus objetivos de exploração interplanetária, afastando a humanidade da dependência do petróleo e dos combustíveis fósseis e a oportunidade de cada ser humano contribuir para o conhecimento coletivo, o faz ser diferenciado dos demais.

 

Resiliência

Se a princípio você não conseguir, tente e tente novamente. Este é um clichê que nem sempre faz muito sentido. Quando a empresa SpaceX, de Musk, tentou lançar seu primeiro foguete, não teve sucesso.

Musk prestou atenção a essa sabedoria idiomática e tentou, tentou novamente. Mais duas vezes o foguete não foi lançado. À beira de perder todo o investimento, Musk finalmente conseguiu lançar um foguete e, posteriormente, o nome SpaceX.

O fracasso pesa em Musk? Parece, mas não da mesma forma que acontece com muitas pessoas que desistem quando falham.

 

O QUE PODEMOS APRENDER COM ELON MUSK?

Talvez a maior e mais aparente forma de aprender com Elon Musk seja valorizando as mesmas habilidades que o colocaram à frente da inovação e do progresso tecnológico em nossas próprias vidas e linhas de trabalho.

Aprendemos a questionar os processos e status de nossas rotinas do dia-a-dia. Nós aprendemos a definir metas maiores do que as que tínhamos ontem, e talvez até tão grandes que as pessoas ao nosso redor pensam que são ultrajantes e impossíveis.

Finalmente, quando nossa crítica do status quo se mistura com nosso objetivo de mudá-lo para melhor, aprendemos a ser resilientes e a não desistir dessa nova visão diante do fracasso. 

Com Elon Musk, aprendemos a abraçar o fracasso como um sintoma de inovação e corrida em direção a ideias e ideais que definem o futuro.

E você? Vai ficar parado ou vai utilizar este ótimo exemplo como um incentivo e começar já a sua transformação?

Faça a trilha gratuita de 10 cursos especializada em Soft Skills da Walk Skills e adquira o seu certificado por apenas R$14,90!

Acesse: trilha.walkskills.com

Se você é empresário e quer oferecer a nossa Trilha mais o certificado como benefício aos seus colaboradores, entre em contato pelo e-mail: amg@walkskills.com

A Walk Skills

Bem-vindo ao futuro do trabalho!
Nosso propósito é democratizar o acesso a conteúdo de qualidade sobre Soft Skills!

A Walk Skills atua ajudando no desenvolvimento de profissionais, preparando candidatos e colaboradores com as Soft Skills que as empresas precisam agora e além.

Uma trilha de cursos com as habilidades comportamentais mais requisitadas pelo mercado de trabalho. É mais que e-learning. É e-living!

#softskills #startup #futurodotrabalho #softskillstraining #communicationtraining #corporatetrainer #trainingprograms #eliving

Artigos Recentes

Siga-nos:

Soft Skills para Profissionais!

Quer receber mais notícias sobre Soft Skills e o futuro do trabalho? Assine a nossa newsletter!

Sou Candidato ou Colaborador

Já sou cliente ou cadastrar minha empresa