No mundo dos negócios, é imprescindível que as organizações estejam alinhadas com as tendências do mercado, que entre outras coisas, possibilita o aumento do potencial de competitividade e fornece meios para o alcance do sucesso e da estabilidade.
O uso dos meios tecnológicos desponta como uma das principais ferramentas, pois dispõe de muitas possibilidades de uso e tende a aproximar a empresa, os colaboradores e os seus clientes de maneira facilitada.
A educação digital aplicada ao campo dos negócios, vem sendo usada em muitas multinacionais mundo afora, principalmente na área de educação corporativa, contribuindo, especialmente, para aumentar os níveis de eficiência do negócio.
O que é a educação digital?

Nos últimos tempos, vem se falando com maior frequência sobre o campo da educação digital, especialmente em virtude da pandemia, que expôs a necessidade do uso dos meios tecnológicos como ferramentas indispensáveis no cotidiano.
A educação digital pode ser entendida como a utilização de recursos tecnológicos com o uso de ferramentas em benefício da educação, ou seja, de forma a contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o dinâmico e mais interessante.
O uso dessa ferramenta acarreta inúmeros benefícios aos espaços de treinamento, entretanto, é preciso sabedoria para utilizar os métodos corretos e então alcançar os resultados pretendidos.
A era digital nos mostra a cada dia que veio para ficar, demonstrando a importância das empresas e instituições se adequarem a mudança de paradigmas ocasionada por tais transformações.
Nesse cenário, qual a relação entre a educação digital e o campo dos negócios?
Educação digital e empresas
Como já foi falado, a educação digital pode ser bem aproveitada no campo dos negócios, especialmente, como uma potente ferramenta para ser usada na educação corporativa das empresas.
Essa última, pode ser entendida como o processo de ensino-aprendizagem que é oferecido aos colaboradores das organizações, que resulta em ganhos para ambas as partes repercutindo no aumento dos índices de produtividade e melhora do clima organizacional.
O processo de treinamento, por vezes tende a ser desgastante e massivo, por isso, a utilização de recursos tecnológicos aparece como uma das possíveis saídas criativas que pode ser bem aproveitada por gestores de diversos ramos empresariais.
Ainda há resistência em alguns setores em adotar as estratégias da educação digital, entretanto, o cenário parece ensaiar mudanças, que são endossadas, principalmente, pelos jovens talentos que estão adentrando no mercado e partilham suas visões que estão alinhadas com o processo de modernização.
O futuro da educação digital nas empresas

Muitas empresas compartilham de experiências exitosas com relação a adoção da educação digital para o seu ramo de negócio, em contrapartida, ainda há desafios a serem superados, especialistas afirmam que a grande questão ainda está na base do processo, que consiste na conscientização dos indivíduos acerca da responsabilidade do seu desenvolvimento.
Nessa perspectiva, de nada adianta utilizar os meios tecnológicos mais eficazes se as habilidades humanas também não estiverem alinhadas ao processo.
Por outro lado, a pandemia alertou que é preciso investir em capacitação profissional em tais meios a fim de aproveitar todas as facilidades e oportunidades que os recursos oferecem.
Diante disso, é certo que houve uma ampliação na forma de pensar os meios tecnológicos, e certamente isso trará implicações, cabe salientar que o horizonte deve ser o de atender as necessidades humanas.
Se você ou sua empresa necessita desenvolver habilidades requisitadas pelo mercado, entre em contato conosco para iniciar uma trilha online com cursos em formato de micro aprendizagem para evoluir a sua cultura organizacional!
Equipe Walk Skills