Com a pandemia ocasionada pelo o Covid-19, os órgãos de saúde recomendam o isolamento social como uma das medidas de frear a disseminação do vírus.
Como resultado, muitas instituições e empresas aderiram à modalidade EAD para dar prosseguimento às suas atividades.
O EAD já era muito utilizado por algumas instituições de ensino que ofertam cursos a distância. Entretanto para alguns setores, como é o caso das empresas, a sua adesão foi uma novidade que acarretou alguns desafios.
Enquanto que algumas pessoas se adaptam sem grandes dificuldades, outras partilham de problemas como falta de concentração e cansaço. Por isso, é importante que a empresa se atente a esses fatos e busque alternativas para minimizá-los.
Confira a seguir algumas dicas que poderão ajudar no engajamento dos seus colaboradores na modalidade EAD.
Conhecer os colaboradores
Esse talvez seja o passo primordial na busca de melhorar o engajamento dos seus colaboradores. Por isso, é importante que antes de iniciar qualquer atividade EAD, os gestores se atentem para o perfil dos colaboradores, a fim de identificar preferências, formas de funcionamento e etc.
A partir disso, torna-se mais fácil construir uma metodologia que seja interessante e que “fisgue” os colaboradores.
Disponibilizar chat
É certo que as atividades presenciais são muito valorizadas porque, entre outras coisas, permitem as interações sociais. Com o EAD é possível também atingir esse objetivo, para tal, é importante que a plataforma utilizada disponha de chat.
Esse recurso permite que os colaboradores interajam, caso o encontro não seja síncrono. Servindo também como um espaço para explanar as dúvidas e questionamentos acerca daquilo que não ficou claro.
Convocar para participar
Caso os encontros sejam síncronos, é primordial que o tutor convoque os colaboradores a participarem do diálogo que está discutido. Entre outras coisas, essa medida visa aproximar o sujeito do processo, fazendo com que seu engajamento seja estimulado.
Do contrário, o colaborador pode sentir que aquilo lhe é alheio, reduzindo significativamente os seus níveis de disponibilidade psíquica para tais atividades.
Utilizar metodologias criativas
Essa é uma dica que não se aplica exclusivamente a modalidade EAD, ela pode ser bem aproveitada em muitos outros espaços.
O uso de metodologias criativas produz uma quebra, na medida que o colaborador poderá se deparar com algo imprevisível, e que, portanto, lhe chama maior atenção.
Por isso, investir em vídeos curtos, inovar na hora de produzir uma apresentação de slides, além de convocar o colaborador a partilhar as suas sugestões prometem um maior engajamento dos colaboradores.
Criar recompensas
O sistema de recompensa costuma atrair muitas pessoas, por isso utilizá-lo na modalidade EAD pode ser uma escolha muito assertiva para quem busca engajamento.
As dicas giram em torno de pensar estratégias, como quiz e desenvolvimento de uma tarefa, por exemplo, que estimulem a participação no que está sendo ofertado, para tal é importante que ao fim da atividade seja oferecido uma recompensa.
Essa recompensa pode ser algo simples, isso vai depender muito de cada estilo de empresa e dos colaboradores. Nesse sentido, retornamos a importância da nossa primeira dica que é conhecer os colaboradores.
Equipe: Walk Skills