É certo que, no campo dos negócios, são necessários muitos elementos para alcançar o sucesso do empreendimento.
Os colaboradores são os recursos humanos da organização, por isso, são eles os grandes responsáveis pela manutenção de um ambiente agradável de trabalho, além de atuarem na efetivação dos objetivos estabelecidos.
Com o aumento da competitividade entre as empresas, muitos gestores estão adaptando ou complementando os seus processos seletivos, a fim de recrutar os perfis que mais se afiliam ao negócio, assim como também aqueles que possuam as habilidades comportamentais, visando maior assertividade na contratação.
O que são habilidades comportamentais?
Muitas organizações, já conseguiram compreender que não apenas o pleno desenvolvimento técnico das funções garante bons resultados, pois, não há como ter uma separação entre o trabalho e o sujeito que desenvolve.
Sendo assim, as chamadas habilidades comportamentais fazem parte das Soft Skills, que envolvem aspectos subjetivos do indivíduo e de sua maneira de se colocar frente ao mundo.
Essas habilidades são muito requeridas nos ambientes de trabalhos e dizem respeito ao modo de funcionamento particular de cada pessoa, ou seja, são os aspectos da personalidade e que são estão intimamente conectados ao desenvolvimento pessoal.
Nessa perspectiva, há muitas discussões que circulam em torno do desenvolvimento das habilidades comportamentais. Alguns gestores pontuam que estas são inerentes ao sujeito, e, portanto, só haveria o uso de ferramentas para potencializá-las.
Em contrapartida, há aqueles que acreditam que o desenvolvimento de habilidades comportamentais é possível, tendo como condição “sine qua non” a implicação do sujeito para dar um outro tratamento às suas questões.
Conheça a seguir algumas maneiras usuais para desenvolvê-las!
Autoconhecimento

Percorrer o caminho do autoconhecimento, é uma das ferramentas que mais contribuem para a adoção de hábitos que repercutem em todos os aspectos da vida da pessoa.
Uma dica importante é buscar o acompanhamento terapêutico, assim é possível identificar com maior clareza as habilidades que já possui e acolher aqueles aspectos, que por ventura, precisem ser desenvolvidos.
Buscar conhecimento
Todo mundo sabe que conhecimento nunca é demais, por isso, investir em constante aprimoração profissionale atualização na área são dicas valiosas.
Esse movimento permite, entre outras coisas, que o profissional se porte com maior segurança perante aos desafios lançados pelo o mundo dos negócios.
Com isso, a tendência é que as habilidades comportamentais sejam maximizadas e abram caminhos para o aparecimento de novas.
Aprimorar o networking

É certo que viver em sociedade implica que o sujeito desenvolva laços afetivos e sociais com os pares. No mundo dos negócios não seria diferente, é primordial construir uma rede de contatos profissionais, o chamado “networking”, que permite o acúmulo de experiências e a partilha de vivências.
Como resultado, o profissional irá dispor de um maior repertório, contribuindo para o seu crescimento pessoal e profissional, e que, portanto, repercutirá nas suas habilidades comportamentais.
Adaptabilidade
A adaptabilidade caminha junto com a flexibilidade, por isso, é importante que os profissionais compreendam a sua importância para o bom desempenho nos desafios profissionais.
Com isso, as pessoas ficam muito mais abertas às mudanças, que facilitam a acolhida de sugestões feitas pelos seus pares, que na maioria das vezes contribuem para o alcance de uma melhor performance.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para seguir a Walk Skills nas redes sociaise assim não perder nenhuma informação.
Equipe Walk Skills