O microlearning é uma tendência que vem alcançando bons índices de crescimento no mercado, já que, o imperativo da sociedade moderna vem moldando e exige urgência cada vez mais no setor profissional e acadêmico.
Em termos gerais, o microlearning é uma abordagem do ramo de aprendizagem, surgiu para atender às novas demandas sociais, visto que, a forma como os sujeitos aprendem também se modificam com o passar do tempo.
Assim, essa técnica promete ser uma excelente ferramenta para o aprendizado rápido e urgente, mas sem deixar de ser consistente e denso quando se fizer necessário, aí, em casos assim é preciso um investimento maior de tempo.
O que é microlearning?

O termo em inglês, quando traduzido para a nossa língua pode ser compreendido como “micro aprendizagem”. São pílulas de informação, conteúdo, aprendizagem que devem fazer parte do dia de quem procura aprender mais, porém não dispõe de tanto tempo.
Portanto, o microlearning é compreendido como uma metodologia do campo da aprendizagem que propõe que seja oferecido doses de poucos conteúdos com um tempo reduzido de duração.
A abordagem prevê que seja utilizada linguagem simples e objetiva, na transmissão dos conteúdos, assim como também de fácil compreensão.
Esse estilo, entre outras coisas, busca captar a atenção do aluno, se apresentando como uma forma flexível de ensinar e aprender.
O microlearning é oferecido na maioria das vezes, na modalidade EAD, podendo se servir, inclusive, dos recursos de multimídias como os vídeos curtos, por exemplo.
É um método focado em um objetivo de aprendizagem específico, já que possui curto período de duração, e este também é um dos principais motivos de ser EAD.
Vantagens

Acessibilidade
É certo que, hoje em dia a maioria das pessoas possuem acesso à internet, por isso, o microlearning é muito assertivo e acessível nesse sentido, já que encurta as distâncias geográficas ao oferecer via EAD, além do mais, os interessados podem acessar os cursos pelos recursos tecnológicos que preferirem.
Otimização do tempo
Justamente por ser um modalidade de ensino com curta duração e objetivos bem traçados, ela oferece aos alunos a otimização do tempo, já que é possível aprender sobre determinado tema sem demandar uma grande quantidade de tempo da pessoa.
Facilidade na elaboração dos materiais
A modalidade microlearning, por apresentar as características já citadas, também oferece facilidade na hora de produzir os materiais que serão ofertados aos alunos.
Para tal, é possível se servir de recursos simples, mas que cumpram com os objetivos pré estabelecidos. Os mais utilizados, além dos vídeos, são pequenos textos e slides.
Conteúdos mais atrativos
Além disso, o método microlearning costuma oferecer em seus conteúdos recursos atrativos, justamente como uma maneira de colocar a aprendizagem como interessante, cumprindo com os objetivos de fixação dos temas.
Dicas de como utilizar o microlearning
Como visto, o microlearning oferece muitas vantagens, para ser bem aproveitado por empresas, por exemplo, é preciso traçar qual o objetivo que deseja atingir com a utilização do método. A seguir segue mais algumas dicas de como utilizar a abordagem a seu favor:
- Conhecer os alunos
- Elaborar material criativo e consistente, de acordo com o público
- Ter como foco principal a aprendizagem
- Utilizar sempre que possível exemplos da vida real
- Incluir, ao menos, mais de um recurso (material) para a aprendizagem
- Optar sempre por complementar as aulas com links que direcionam para conteúdos complementares
- Procurar envolver os alunos no processo de aprendizagem
Equipe Walk Skills