O contador de um futuro não tão distante.

Atualmente as universidades têm focado em ensinar técnicas voltadas para o mercado de trabalho. São as chamadas hard skills. Com isso, o profissional faria auditoria, controladoria, fecharia balanços e demais funções hoje exercidas pelos contadores. Porém, com o avanço tecnológico boa parte deste processo está automatizado. Até mesmo em escritórios de contabilidade esta automação tem ajudado na velocidade e confiabilidade da informação.

Ocorre que as técnicas contábeis não desaparecerão, no entanto, não será necessária tanta mão de obra para executar estas funções. Com isso, o profissional deverá se diferenciar pelas soft skills.

As soft skills são as competências comportamentais e o perfil que o profissional  deveria possuir para exercer sua função. Ao desenvolver estas competências ele estará preparado não apenas para o mercado de trabalho, mas para ter sucesso em outras áreas de sua vida.

A combinação de hard e soft skills aumenta a probabilidade de sucesso profissional e, consequentemente, sua empregabilidade.

Entenda o que são Hard Skills

Formação técnica – para atuar na área contábil o profissional precisa ser bacharel ou técnico contábil. Atualmente, é necessário após a conclusão do curso, realizar um exame de suficiência para possuir o registro profissional. Os cursos técnicos não dão mais direito ao registro profissional, sendo este direito garantido a todos os que já possuem o registro.

Especialização – é pouco provável que um profissional saiba tudo de auditoria e tributos, por exemplo. O ideal é conhecer as diversas áreas, porém se especializar oferecendo um profissional diferenciado para o mercado.

Inglês – boa parte dos profissionais no Brasil não possuem um segundo idioma. As maiores empresas, mesmo nacionais, exigem conhecimentos em inglês e isto será cada vez mais necessário, mesmo em setores mais tradicionais da economia. Hoje em dia há diversas opções que podem ser realizadas pela internet, onde há até mesmo cursos gratuitos.

Sobre as soft skills, citamos as 17 mais importantes para o mercado contábil

  • Ética e Integridade
  • Comunicação Assertiva
  • Criatividade e Inovação
  • Atitude Positiva e Autoestima
  • Resiliência e Equilíbrio Emocional
  • Intraempreendedorismo
  • Trabalho em Equipe
  • Gestão do Tempo e Produtividade
  • Liderança e Diplomacia
  • Empatia e Diversidade

 

Nos dias atuais, setores como o da contabilidade e auditoria irão demandar cada vez mais profissionais com estas skills, no caso dos setores mencionados acima, uma visão sobre o desenvolvimento da ética e integridade em suas equipes será mandatório, haja visto, processos como compliance nas empresas e os que enfrentamos como sociedade no geral. O papel de um contador e auditor atualmente nas empresas é muito mais de um empreendedor e intraempreendedor com foco em soluções para ajudar na sustentabilidade dos negócios de seus clientes, indo muito além do simples operacional do dia a dia.

Este setor em particular no futuro precisará muito de profissional plenamente desenvolvidos em soft skills, pois com a inteligência artificial, automação e robotização, empresas como contabilizei, surgirão a cada dia mais no mercado. E tecnologias para ajudar processos e procedimentos aumentará a velocidade nos trabalhos do contador e auditor.

Investir em capital humano, através das soft skills, impactará muito positivamente na relação engajamento, produtividade e lucro. O contador nesse novo cenário, é parte integrante nessa nova economia 4.0.

Ou seja, ética e integridade em processos de compliance e diversos processos contábeis, comunicação assertiva para com seus colaboradores e clientes, se faz mais que necessário, na oferta de melhores serviços e soluções. Ter soft skills garantirá a produtividade. Escritórios de contabilidade e auditores são partes importantes do coração das empresas e serão cada dia mais demandados junto as lideranças e tomadas de decisão das companhias. Empatia e diversidade criarão elos mais sólidos com as corporações e principalmente com a cadeia empresarial como um todo.

O não investimento em soft skills geram dores muito substanciais como procrastinação, pessoas mais infelizes nos ambientes de trabalho, burn out, falta de engajamento e consequentemente reduz a produtividade, além de ir contra as regras da nova indústria 4.0, gera aumento turn over e frustração dos colaboradores e clientes.

A consultoria canadense Gallup, estima que até 2030, 2/3 dos colaboradores utilizarão soft skills nos seus trabalhos e apenas 1/3 se utilizarão das hard skills.

Dores em cima de dores, e isso pode ser evitado desde já.

Este será o perfil do contador de um futuro não tão distante. E como desenvolver estas competências?

Walk Skills – Plataforma educacional de e-living de soft skills com as habilidades comportamentais mais importantes do mercado global. A metodologia criada pela Walk Skills é diferente de um e-learning tradicional. Nosso foco é expô-lo a vivências e práticas que simulam situações do dia a dia nas organizações, cenários que demonstram como cada uma das soft skills impacta em nosso processo de tomada de decisão. Com base em suas respostas e de forma mais subjetiva, afinal não há certo ou errado, identificamos a sua naturalidade e maturidade em utilizar determinada soft skill para resolver as situações. Durante toda a trilha também coletamos de forma objetiva dados sobre o seu perfil em relação a cada uma destas soft skills, que por fim geram a sua pontuação final para cada um dos cursos, pontuação esta que ficará disponível para a empresa em seu painel de controle. Tudo isso com o objetivo de sensibilizar profissionais, oferecer uma nova ferramenta para o desenvolvimento da cultura organizacional, com dados e conteúdo de qualidade, que permitirão o início de um diálogo construtivo entre empresas e seus colaboradores, sobre habilidades comportamentais ou as famosas soft skills.

O processo de e-living visa a continuidade da sensibilização e mudança de mindset. Ou melhor, o escritório de contabilidade, terá a trilha de cursos para se sensibilizar, mais um painel de controle para analisar a maturidade e os resultados de seus colaboradores, e consequentemente poder aprimorá-los. No futuro também já estão previstas evoluções no modelo contemplando um espaço com exercícios práticos para o seu dia a dia, permitindo que desenvolvam ainda mais as habilidades comportamentais aprendidas.

E você? Vai ficar parado ou vai utilizar este ótimo exemplo como um incentivo e começar já a sua transformação?

Faça a trilha gratuita de 10 cursos especializada em Soft Skills da Walk Skills e adquira o seu certificado por apenas R$14,90!

Acesse: trilha.walkskills.com

Se você é empresário e quer oferecer a nossa Trilha mais o certificado como benefício aos seus colaboradores, entre em contato pelo e-mail: amg@walkskills.com

 

 

 

 

A Walk Skills

Bem-vindo ao futuro do trabalho!
Nosso propósito é democratizar o acesso a conteúdo de qualidade sobre Soft Skills!

A Walk Skills atua ajudando no desenvolvimento de profissionais, preparando candidatos e colaboradores com as Soft Skills que as empresas precisam agora e além.

Uma trilha de cursos com as habilidades comportamentais mais requisitadas pelo mercado de trabalho. É mais que e-learning. É e-living!

#softskills #startup #futurodotrabalho #softskillstraining #communicationtraining #corporatetrainer #trainingprograms #eliving

Artigos Recentes

Siga-nos:

Soft Skills para Profissionais!

Quer receber mais notícias sobre Soft Skills e o futuro do trabalho? Assine a nossa newsletter!

Sou Candidato ou Colaborador

Já sou cliente ou cadastrar minha empresa