Soft Skills vs Hard Skills – Entenda as diferenças na prática

soft-skills-vs-hard-skills

Como sabemos, o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, devendo as grandes organizações investir em estratégias que otimizem o potencial competitivo do seu ramo de negócio.

Para atingir tais objetivos, é necessário um time de colaboradores que esteja alinhado com as metas da empresa e sejam capazes de empenhar suas habilidades em prol de um objetivo comum.

Nesse contexto, é de extrema importância que o quadro funcional das organizações apresentem as chamadas Soft Skills e Hard Skills, que são termos em inglês e que vem ganhando repercussão mundo afora, principalmente, nos processos de seleção e gestão de grandes multinacionais.  Mas afinal, o que são Soft Skills e Hard Skills?

O que são Soft Skills?

As chamadas Soft Skills, podem ser entendidas como aquelas habilidades ligadas ao campo do comportamento, ou seja, em sua essência elas são mais difíceis de quantificar a “olho nu”, pois envolve a trajetória de vida do indivíduo levando em conta todas as suas experiências e vivências.

As Soft Skills, durante muito tempo foram negligenciadas nos processos seletivos das grandes empresas, havendo, principalmente, a busca por candidatos que apresentavam um bom currículo profissional.

Entretanto, uma mudança de paradigma parece ter colocado na agenda que comportamentos pessoais também podem ser decisivos para a estrutura do clima organizacional.

Como já foi falado, as Soft Skills não comparecem necessariamente nos currículos dos candidatos, ficando a cargo dos gestores e profissionais de recursos humanos a utilização de dinâmicas que ponham em prática essas habilidades, a fim de que possam ser avaliadas.

No ambiente de trabalho, as Soft Skills mais requeridas nos candidatos são aquelas que facilitam a comunicação, apresentam proatividade e são capazes de  agir para a gestão de conflitos. 

O que são as Soft Hard?

As soft Hard, também podem ser definidas como habilidades técnicas e profissionais, pois se refere a bagagem de experiência profissional e de formação acadêmica/teórica do indivíduo.

Essas são facilmente quantificáveis e não exigem grandes esforços dos gestores para avaliá-las, por isso, sempre estão presentes em qualquer processo de seleção.

Elas são aprendidas a partir do percurso profissional de cada pessoa e de acordo com os métodos e conteúdos das áreas de conhecimento, devendo o profissional saber utilizar as ferramentas aprendidas em sua prática.

Soft Skills vs Soft Hard

Como já foi mencionado, a Soft Skills demorou um tempo para comparecer nos processos de seleção, entre outras coisas, podemos citar a falta de conhecimento de muitos gestores acerca da sua importância. 

Entretanto, ainda persiste em alguns espaços organizacionais a ideia de que essas habilidades são opostas ou rivais, e, portanto, são aplicadas de forma isolada.

Por outro lado, muitos especialistas da área de recursos humanos recomendam processos seletivos que sejam capazes de colher informações inerentes às Soft Skills e as Soft Hard, sustentando a ideia de que elas se complementam e são capazes de orientar escolhas mais assertivas na hora de compor o time de profissionais da organização.

Para tal, é preciso compreender também que as habilidades apresentam diferenças entre si, as Soft Hard podem ser facilmente ensinadas, sendo uma possibilidade para as empresas se servir disso e desenvolvê-las.

Já as Soft Skills não possuem receitas de como serem aprendidas, pois são subjetivas e impactam diretamente no nível de produtividade da equipe.

Para continuar acompanhando o nosso conteúdo, siga a Walk Skills nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Equipe Walk Skills

A Walk Skills

Bem-vindo ao futuro do trabalho!
Nosso propósito é democratizar o acesso a conteúdo de qualidade sobre Soft Skills!

A Walk Skills atua ajudando no desenvolvimento de profissionais, preparando candidatos e colaboradores com as Soft Skills que as empresas precisam agora e além.

Uma trilha de cursos com as habilidades comportamentais mais requisitadas pelo mercado de trabalho. É mais que e-learning. É e-living!

#softskills #startup #futurodotrabalho #softskillstraining #communicationtraining #corporatetrainer #trainingprograms #eliving

Artigos Recentes

Siga-nos:

Soft Skills para Profissionais!

Quer receber mais notícias sobre Soft Skills e o futuro do trabalho? Assine a nossa newsletter!

Sou Candidato ou Colaborador

Já sou cliente ou cadastrar minha empresa